Buscar conteúdo:
Buscar conteúdo
09/01
Feriado
Em meados de 1821, as cortes portuguesas, tentando restabelecer o poder sobre o Brasil para transformá-lo novamente em uma colônia, expediram decretos ordenando o fechamento dos tribunais, a descentralização dos governos das províncias e o imediato retorno do príncipe regente, D. Pedro I, a Portugal.
Os membros do Clube da Resistência, liderados por José da Rocha, na tentativa de manter a autoridade do Brasil, se uniram e organizaram uma movimentação para reunir assinaturas a favor da permanência do príncipe.
Dessa forma, juntando milhares de assinaturas, eles pressionariam D. Pedro a ficar no Brasil. No dia 9 de janeiro de 1822, veio a resposta que todos esperavam, fortalecida pelo célebre discurso: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto. Digam ao povo que fico!”.
A partir daí, D. Pedro entrou em conflito direto com os interesses portugueses. Para romper o vínculo que existia entre Portugal, D. Pedro fez um ministério somente com brasileiros.
Dessa forma, começava a se desenhar na história o primeiro passo para o Brasil conseguir sua autonomia e liberdade, prenunciando a declaração de independência do Brasil, meses depois, no dia 7 de setembro de 1822. O Brasil ficou livre, após 322 anos de colonialismo português, evitando a catástrofe de uma guerra.